Condenados são levados para presídio em Brasília
Polícia Federal afirma que onze condenados foram levados para Presídio da Papuda
Genoino desembarca em BrasíliaED FERREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Nove detidos desembarcaram no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, neste sábado (16) por volta das 17h45. Outros dois já estavam na capital federal, na Superintendência da PF, e também foram transferidos para a prisão.
Apesar de o complexo penitenciário ser sobretudo de regime fechado, entre os presos levados para o local estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, que devem cumprir a pena em semiaberto.
As duas mulheres detidas - Kátia Rabello e Simone Vasconcelos - também estão, segundo a PF, na Papuda, destinada a presos do sexo masculino. Elas devem passar a noite no local, em uma sala isolada dos demais detentos. Pela manhã, devem ser transferidas para o Presídio Feminino do Distrito Federal, a Colmeia.
Condenados do mensalão são hostilizados na porta do IML em Belo Horizonte
Condenado no mensalão fugiu para a Itália, confirma delegado
Cinco detidos devem cumprir pena em regime fechado: Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Cabe regime semiaberto para os outros seis mensaleiros presos: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Jacinto Lamas, Romeu Queiroz e Simone Vasconcelos.
A expectativa inicial era que os nove detidos que se apresentaram em São Paulo e Belo Horizonte fossem à sede da PF, onde aguardariam decisão do juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. O juiz determinaria o local onde cada um deveria cumprir pena. A decisão judicial, porém, teria chegado à PF antes do desembarque dos mensaleiros, tornando a escala desnecessária.
Na sede da PF em Brasília, um grupo de militantes do PT, com faixas e cartazes, aguardava os mensaleiros. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e chegaram a dificultar o trabalho de cinegrafistas.
Trajeto
O ex-presidente do PT José Genoino e o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu saíram de São Paulo em um avião da PF, por volta das 14h30, rumo a Belo Horizonte. Na capital mineira, o avião pegou mais sete condenados e partiu para Brasília. Genoino teria tido um mal-estar durante a escala.
Eles se juntaram a outros dois presos que se entregaram na capital federal: o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, detido nesta manhã, e o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, que se entregou ontem à noite.
Os advogados dos réus pretendem entrar com pedido na Justiça para que os condenados cumpram prisão em seus Estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário