quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Restos mortais de Jango são levados de São Borja a Brasília
 
 

MELINA GUTERRES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SANTA MARIA

Ouvir o texto

A urna com os restos mortais do ex-presidente João Goulart (1919-1976), o Jango, será transportada na manhã desta quinta-feira em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que partirá do aeroporto de São Borja em voo direto a Brasília.

Familiares e autoridades serão levados na aeronave presidencial, que sairá da base aérea de Santa Maria às 7h30. Segundo informações da FAB, a pista do aeroporto de São Borja não comporta o avião presidencial.

A exumação do corpo, feita a pedido da família, é para tentar identificar as causas da morte, ocorrida quando o ex-presidente vivia no exílio, na Argentina. Na época da morte, há quase 37 anos, não foi realizada autópsia.

Exumação de Jango termina após 18 horas no RS

Deposto pelo regime militar (1964-1985), Jango morreu de infarto, segundo relato oficial. A família e o governo suspeitam de envenenamento, em possível ação coordenada entre as ditaduras da época no Cone Sul.

A exumação foi acompanhada por técnicos, familiares de Jango e autoridades, como os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça).

Em Brasília, está programada para às 10h de hoje uma cerimônia com a presidente Dilma Rousseff.

EXUMAÇÃO

Depois de mais de 18 horas de trabalho, terminou no meio da madrugada de hoje a exumação do corpo do presidente Jango em um cemitério na cidade gaúcha de São Borja.

Nem tudo saiu conforme o previsto no trabalho de retirada do caixão. A previsão inicial era que a exumação fosse finalizada no meio da tarde de quarta-feira, quando ocorreria um cortejo por ruas de São Borja. A ideia era dar à população local a oportunidade de homenagear o político.

Com a demora, essa manifestação não ocorreu. Ao contrário do esperado, poucos moradores se interessaram pelo ato no cemitério.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique para visualizar o infográfico
Clique para visualizar o infográfico

Nenhum comentário: