segunda-feira, 8 de março de 2010

Opositor de Arruda assume relatoria da CPI da Corrupção no DF

Um acordo fechado nesta segunda-feira entre deputados distritais colocou a relatoria da CPI da Corrupção na Câmara Legislativa do Distrito Federal nas mãos do deputado Paulo Tadeu, líder do PT e um dos principais opositores do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido).

Pelo entendimento dos parlamentares, a presidência foi entregue à deputada Eliana Pedrosa (DEM), ex-secretária de Desenvolvimento Social do governo Arruda. A vice-presidência ficou com o deputado Reguffe (PDT), considerado independente.

A deputada chegou a abandonar a CPI em janeiro, mas com a saída de Geraldo Naves (DEM) da Casa, voltou a ocupar uma cadeira. Eliana entrou em rota de colisão com Naves, que assumiu a tropa de choque de Arruda na Casa. Naves saiu da CPI e da Câmara depois que a Polícia Federal prendeu um aliado do governador afastado tentando subornar uma das testemunhas do esquema de corrupção.

O parlamentar confirmou que entregou um bilhete do governador ao jornalista Edson dos Santos, o Sombra, que comprovaria a tentativa de suborno. Naves e Arruda foram presos por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e também são acusados de participação na tentativa de suborno.

Além dos três deputados, a CPI ainda é composta por Raimundo Ribeiro (PSDB), outro ex-secretário de Arruda, e Batista das Cooperativas (PRP).

Ribeiro era relator da CPI, mas, um dia após visitar Arruda na prisão, entregou o cargo na semana passada. Alegou que não se sentia confortável porque foi indicado por Alírio Neto (PPS), ex-secretário de Arruda que abandonou a investigação após se desentender com aliados do governador e ser ameaçado pelo PPS de responder a processo disciplinar se trabalhasse a favor de Arruda.

Nenhum comentário: